O departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, tem realizado anualmente uma semana de eventos relacionados a divulgação de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da UNIR e de outras universidades.
Este evento teve seu início no ano 2001, com o nome de I Semana de Matemática, por iniciativa da Profª Ms. Aparecida Augusta da Silva, que percebeu a necessidade de se criar um espaço para apresentação dos trabalhos da primeira turma de Pós-graduação em Educação Matemática. Este espaço serviu também para apresentação da pesquisa dos professores que estavam na iminência de defender suas dissertações de mestrado. Assim sendo, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral puderam ter acesso aos conhecimentos produzidos na área de exatas, tanto por docentes quanto por discentes.
No ano 2002, a II Semana de Matemática já teve uma motivação bem maior, sendo agregadas à programação oficinas, mesas redondas e palestras. Nesta semana, no encerramento do evento, foi fundada a diretoria de Rondônia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, entidade civil de caráter científico e cultural que tem por finalidade congregar profissionais e estudantes interessados na área de Educação Matemática.
Desde então, a SBEM tem apoiado o evento, que vem crescendo cada vez mais. No ano 2003, considerando a importância de se estender o campo de exatas para incluir a Física e, assim, incentivar os docentes e discentes das duas áreas, já que o evento era promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, juntou-se à III Semana de Matemática a I Semana de Física. Em razão dessa união, o evento passou a se chamar SEMANA DE EXATAS. No encontro, além de palestras, minicursos e oficinas dos professores e alunos das duas áreas, também foram convidados representantes da educação da sociedade ji-paranaense, incluindo SEDUC – Secretaria da Educação e Cultura e SEMED - Secretaria Municipal da Educação.Para ampliar ainda mais os conhecimentos dos participantes, o evento contou com palestras da Profª Drª Célia Carolino, da PUC-SP, uma das responsáveis pela elaboração dos PCN de Matemática e, na época, presidente da SBEM.
No ano 2004, a SEMANA DE EXATAS, incluindo a IV Semana de Matemática e II Semana de Física, foram realizados: mini-cursos, palestras, oficinas e painéis, tanto da Comunidade Acadêmica quanto de outros profissionais ligados à educação.
Todos esses trabalhos proporcionam, num contexto científico e pedagógico, contribuições da área de ciências exatas e de outras áreas afins, com o objetivo de que fossem debatidos diversos temas e colocados problemas geradores de novas pesquisas, além de mostrar o diálogo das ciências exatas com outras áreas do conhecimento.
No ano de 2005, realizou-se a V Semana de Matemática e, pela primeira vez, o evento foi integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, passando assim a ter seu reconhecimento a nível nacional. A metodologia foi à mesma dos outros anos, mas tendo como enfoque várias reflexões sobre o movimento da Educação Matemática e as mudanças no ensino da matemática. Entre os vários palestrantes que contribuíram para o evento, tivemos a participação do educador Luiz Marcio Imenes, pesquisador e autor de várias obras no tocante a docência em matemática.
No ano de 2006, a VI Semana de Matemática foi realizada paralelamente com o II Congresso Nacional em Educação e Tecnologias e Digitais, este último promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS), onde foram realizados minicursos, mesas-redondas e painéis, além de palestrantes com educadores de Rondônia e outros convidados. Na área de matemática tivemos a contribuição do grande educador Luiz Roberto Dante, que abordou a importância da resolução de problemas, metodologia esta que leva o aluno a autonomia lógica matemática. O encontro, portanto, veio a contribuir como um centro de debates na região central do estado de Rondônia, com a finalidade de promover reflexões no campo de atuação dos profissionais que estão em sala de aula e nos diferentes níveis de ensino no âmbito da Matemática.
Foi realizada em 2007, no período de 01 a 05 de outubro, mais uma SEMANA DE EXATAS, a qual englobou a VII Semana de Matemática e IV Semana de Física que, mantendo sua tradição, contou com participantes de vários municípios rondonienses. O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida a nível nacional pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Constava da programação mini-cursos pela manhã, oficinas à tarde e à noite palestras nas áreas do ensino de física e matemática. Além de professores palestrantes da UNIR, também tivemos como palestrantes visitantes: Maria Salett Biembengut, pós-doutora em Educação pela USP, professora da FURB, professor Dr. Romero Tavares da Silva da UFPB, formado em física, atuando na área de educação com ênfase em teoria de aprendizagem, professor José Roberto Bonjorno autor de livros didáticos e palestrante muito requisitado no Brasil e Antônio José Lopes, conhecido como professor bigode, consultor de várias instituições oficiais, especialista em Educação Matemática com produção e interesses em Métodos e Técnicas de Ensino, Currículo e Avaliação, trabalhando na investigação de temas como: didática da matemática, ensino de geometria, ensino de álgebra, matemática discreta, resolução de problemas e escrita no ensino da matemática. Todos eles trouxeram suas contribuições para o engrandecimento do nosso congresso, contribuindo também para a prática pedagógica em nossas salas de aula.
Foi realizada em 2008, no período de 20 a 24 de outubro, mais uma SEMANA DE EXATAS, a qual englobou a VIII Semana de Matemática e V Semana de Física e contou como palestrante, entre outros, a professora Nilza Eigenheer Bertoni, consultora do MEC e do GESTAR de matemática e professora de instituições como UNB, UNESP e UFG.
Esperamos desta forma contribuir com os educadores rondonienses da área a que se destinam os trabalhos, mostrando a flexibilidade do campo das exatas para dialogar com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, visando à melhoria da qualificação profissional e, conseqüentemente, à qualidade da educação básica.